V Encontro de Gêmeos - 2º dia

cartaz 2o dia.png

No dia 12 de dezembro de 2020, um dia após o evento científico, o Painel USP de Gêmeos apresentou o segundo dia do V Encontro de Gêmeos na USP, através da plataforma Google Meets e do Youtube. O segundo dia foi um evento mais cultural, voltado para gêmeos e pais de gêmeos de todas as idades.

O evento foi aberto com algumas falas de abertura de professores membros do Painel e de convidados. A cerimônia de abertura foi realizada pela professora convidada Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP; além da professora Emma Otta e o professor Claudio Possani, membros do Painel. Em seguida, a professora do Instituto de Psicologia USP, Maria Lívia Tourinho Moretto, fez a apresentação do braço clínico do Painel, falando sobre sua experiência no atendimento de gêmeos. Por último, a professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis compartilhou suas reflexões sobre a construção da identidade de gêmeos à luz da psicanálise. Também abrimos um tempo para perguntas após as apresentações, para que os espectadores pudessem refletir junto!

Em seguida, tivemos as palestras de divulgação científica, apresentada por membras alunas do Painel. Tivemos uma palestra da aluna de graduação Dominique Berthoux de Oliveira Souza, onde ela apresentou 5 mitos sobre gêmeos e revelou se eles tinham embasamento científico ou não. Em seguida, tivemos uma palestra das alunas Eloísa de Souza Fernandes e Jennifer Leão Correia, que compartilharam casos de gêmeos separados ao nascer e reunidos na vida adulta. Ambas as palestras tiveram espaço para perguntas, e o público levantou questões interessantíssimas.

Tivemos também um momento super especial com os gêmeos Gabriel Bernardo e Victor Rubim, que foram separados ao nascer. Eles compartilharam conosco sua história de vida, como foram separados e

como se reencontraram; e o Painel apresentou um vídeo de uma canção original que compuseram sobre sua história: "O urso e o leão". A conversa arrancou lágrimas de espectadores e membros do Painel.

Após a apresentação de Gabriel e Victor, interrompemos a gravação do evento para realizar as rodas de conversa, com os temas "relacionamento entre gêmeos", exclusiva para gêmeos, e "educação de gêmeos", exclusiva para pais. A roda de relacionamento foi organizada pelas membras Eloísa Fernandes, Jennifer Correia e Hellen Vivianni V. Corrêa, bem como pela convidada Caroline Polato. A membra Dominique Berthoux fez a moderação para garantir a segurança de todos. Já a roda de educação foi realizada por Isabella França Ferreira e Caroline Aparecida Grecco de Almeida. Simultaneamente, o membro Jonas Arantes Bueno organizou partidas de stop e gartic para gêmeos abaixo dos 18 anos. Foi um momento de integração muito especial para todos!

 

Por fim, a cerimônia de encerramento foi realizada pela Professora Emma Otta e do Professor Claudio Possani.

 

Agradecemos imensamente a todos pela audiência e apoio, bem como aos convidados e membros que se esforçaram tanto para que o evento fosse o melhor possível. Esperamos tê-los todos novamente para o VI Encontro de Gêmeos na USP em 2021!

Saiba mais sobre como foi o 1º dia do V Encontro de Gêmeos aqui.