Será que o processo do auto reconhecimento se dá de forma diferente no caso de crianças gêmeas MZ?


Boa tarde a todos!


Há algumas semanas uma mãe de gêmeos idênticos nos contou que os filhos quando se olham no espelho não reconhecem a própria imagem, e acham que é a imagem do irmão gêmeo.

Esse relato nos remeteu a um estudo do psicólogo americano Gallup Jr desenvolvido em 1970, o ‘teste do auto-reconhecimento do espelho’ (mirror self-recognition test), para verificar se os animais conseguiam se reconhecer no espelho. A técnica era simples, faziam uma marca vermelha em alguma parte do rosto do animal e lhes davam um espelho. Se o animal tentasse retirar a marca do seu próprio rosto indicava que ele era capaz de reconhecer a imagem do espelho como sendo ele mesmo. Muitos estudos foram feitos com diversos animais, e algumas espécies mostraram ter esta habilidade como elefantes e golfinhos.

A psicologia do desenvolvimento também se interessa por este tema e estuda quando esta capacidade de se reconhecer no espelho se desenvolve nos humanos, pois envolve conceitos muito importantes para a psicologia como a autoconsciência e constituição do self. Nas crianças fazemos o mesmo teste, colocamos uma marquinha no rosto da criança e observamos a sua reação ao olhar para o espelho.

O que os estudos têm mostrado é que a autoconsciência é uma capacidade que se desenvolve por etapas e faz parte de um longo e complexo processo com diversos marcos, muitos dos quais passam despercebidos. Segundo Philippe Rorchat este processo se constitui em cinco estágios, desde o nascimento até desenvolvermos completamente esta capacidade de auto reconhecimento com uma idade entre 4 e 5 anos.

A dúvida nos gerou indagações também: será que no caso de crianças gêmeas monozigóticas (idênticas) o desenvolvimento desta habilidade de se reconhecer no espelho acontece de forma diferente das crianças não gêmeas? Será que conviver com um irmão idêntico faz com que esta habilidade se desenvolva antes ou é postergada? Isto influencia o tempo de desenvolvimento do processo de autoconsciência? Estas são ótimas perguntas de pesquisa! Esperamos que em breve possamos responder com avanços das pesquisas sobre gêmeos.


E você? Conhece gêmeos MZ que passaram por um processo diferente de reconhecimento e diferenciação com seu irmão, ou mesmo passou por isso como gêmeo MZ? Nos conte nos comentários!



Texto por: dra Tania Kiehl Lucci.


Fontes:

Rochat, P. (2018). The ontogeny of human self-consciousness. Current Directions in Psychological Science, 27(5), 345-350.

https://www.fatherly.com/health-science/children-five-stages-self-awareness-mirror-tests/

teste do espelho com golfinhos e elefantes:

https://www.youtube.com/watch?v=MQsmfyzY9Es

https://www.youtube.com/watch?v=-EjukzL-bJc

0 comentário