top of page

Saiba como foi o VIII Encontro de Gêmeos!

No dia 24 de novembro de 2023 aconteceu o VIII Encontro de Gêmeos, de maneira presencial no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do IPUSP. 


Confira alguns registros do evento:



O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre convidados, espectadores online e presenciais, além de toda a equipe do Painel de Gêmeos. Debatemos assuntos diversos sobre o mundo dos gêmeos e no que a ciência está contribuindo para esse assunto, usando temas do cotidiano.

Tivemos a palestra sobre identificação e reconhecimento de gêmeos utilizando a Inteligência artificial, com o prof. Edgard Michel Crosato da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), que trouxe um novo panorama sobre o assunto e desmistificou algumas impressões sobre a utilização da IA na ciência. 

A palestra do prof. John Fontanelli discutiu a questão do sono e os sonhos compartilhados entre os gêmeos. Tivemos também a psicóloga Liana Kupferman que compartilhou suas experiências e descobertas sobre um tema que desperta tanto interesse  que é o relacionamento entre gêmeos e como a rivalidade e a lealdade se fazem presentes nessa relação. 


O momento do coffee-break foi ótimo para compartilhar as impressões sobre as palestras e discutir os assuntos abordados, além de tomar um cafézinho.  O espaço mirim do evento foi um grande acerto e promete ser incorporado nos eventos futuros, já que permite que  os pais e mães de gêmeos possam assistir as  palestras  enquanto as crianças se divertem com jogos, filmes e desenhos.


Na parte final do evento, tivemos as famosas rodas de conversa, em que os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar  vivências. Foram três rodas de conversa: uma para os gêmeos, outra para os pais de gêmeos e uma terceira para os profissionais e interessados no tema. Foram conversas muito ricas e uma chance maravilhosa de poder entender um pouco mais de outros pontos de vista.


Foi um evento incrível e estamos ansiosos para o próximo encontro!


0 comentário
bottom of page