• dominiqueberthoux9

Quais são os tipos de gravidez gemelar?

Existem três tipos, a depender do número de PLACENTAS e do número de SACOS AMNIÓTICOS:


Imagem: https://www.maternidadegemelar.com.br/tipos-de-gravidez-gemelar/


1. Gravidez mono/mono (monocoriônica-monoamniótica) - Os gêmeos dividem uma (01) placenta e um (01) saco amniótico; - os gêmeos são sempre idênticos (monozigóticos), e podem ser siameses; - ocorre quando a divisão acontece de 8 a 12 dias após a fecundação; - tipo de gravidez rara (até 2% dos gêmeos monozigóticos); - como só há um saco amniótico, o sistema circulatório que alimenta ambos os gêmeos dentro do útero é o mesmo.


2. Gravidez mono/di (monocoriônica-diamniótica) - Os gêmeos dividem a placenta, mas estão em dois sacos separados; - os gêmeos são sempre idênticos (monozigóticos); - ocorre quando a divisão acontece de 3 a 8 dias após a fecundação; - tipo de gravidez mais comum para gêmeos monozigóticos (até 70% dos casos).


3. Gravidez di/di (dicoriônica-diamniótica) - Os gêmeos têm uma placenta e um saco amniótico para cada um; - se os gêmeos forem do mesmo sexo, não é possível afirmar se são idênticos ou fraternos; - para gêmeos monozigóticos (MZ), ocorre quando a divisão acontece até 72 horas após a fecundação; - ocorre em 18 a 36% das gravidezes MZ e em 100% das gravidezes DZ; - em alguns casos, há uma fusão entre as placentas e a gravidez parece ser mono/di, mas não é.


Texto: Dominique Berthoux

Fontes: http://www.obfocus.com/high-risk/twins/twin1.1.htm https://archive.org/details/prenatalmedicine00john/page/n473/mode/2up

Entre em contato:
(11) 3091-0022

paineluspgemeos@usp.br

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária

São Paulo - SP