Gêmeos siameses resultam da divisão tardia do óvulo fertilizado?


CURIOSIDADE SOBRE GÊMEOS

Olá a todos! Esperamos que a semana de todos tenha sido muito boa, e para melhorar, trouxemos hoje mais uma curiosidade sobre gêmeos!

Gêmeos siameses resultam da divisão tardia do óvulo fertilizado?

É possível!

Os gêmeos conectados fisicamente um ao outro, chamados xifópagos ou conjugados, são conhecidos popularmente por gêmeos siameses pelo caso histórico dos gêmeos Chang e Eng, nascidos no Siam (hoje Tailândia), em 1811. Os dois irmãos, conectados pelo tórax, eram uma atração popular em um espetáculo circense de Barnum, com início em 1850. Os gêmeos se casaram com duas irmãs, e tiveram 21 filhos entre elas.

Ao se pensar quais seriam as causas desse tipo de gemelaridade, criaram-se duas teorias para tentar explicar o por que ocorre a geminação conjunta. Existem, hoje, duas teorias para explicar esse fenômeno, a primeira é a teoria da fissão, que afirma que gêmeos conjugados resultam quando um único óvulo fertilizado se divide relativamente tarde, cerca de 13 a 15 dias após a concepção, sofrendo uma divisão incompleta ou parcial, resultando em embriões unidos entre si. A segunda é a chamada teoria da fusão, que afirma que gêmeos conjugados vêm da fusão de embriões (presumivelmente idênticos), fundidos secundariamente em determinadas regiões específicas.

Essas duas teorias ainda são motivo de debates entre embriologistas e anatomistas, mas a maioria dos especialistas defende a teoria da fissão, argumentando que gêmeos conjugados também são gêmeos idênticos e que os efeitos de imagem espelhada são mais frequentes entre esses pares presumivelmente de divisão tardia do que entre gêmeos idênticos comuns de divisão tardia (cerca de 10 a 14 dias pós-concepção). No entanto, a psicóloga Ph.D. Nancy Segal afirma que, ao conversar com o especialista em anatomia Dr. J. Bruce Beckwith, ela descobriu que a teoria da fusão poderia explicar uma parcela de pares raros de gêmeos siameses, além de se deparar com estudos que mostraram que alguns gêmeos siameses podem ser fraternos, desafiando a crença de que todos os gêmeos siameses são idênticos.

E aí, gostou dessa curiosidade? Já sabia que era possível? Conta para a gente nos comentários!

Fonte: SEGAL, N. L. Twin Mythconceptions: False Beliefs, Fables and Facts about Twins. Academic Press, 1st Edition, February, 2017.


0 comentário