Em breve: entrevista com Julio Cavalcanti


Julio Cesar Cavalcanti de Oliveira é pós-doutorando em Stockholm University - SU. É doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atua com análise acústica e instrumental da voz e da fala, com ênfase em análise do perfil locucional com implicações para a prática forense. Publicou recentemente o artigo "Multi-parametric analysis of speech timing in inter-talker identical twin pairs and cross-pair comparisons: Some forensic implications", juntamente com Plinio A. Barbosa, referência em fonética acústica experimental, e Anders Eriksson, em que propõe avaliar o potencial discriminatório do falante em um conjunto de parâmetros de tempo de fala em comparações realizadas entre pares de gêmeos idênticos enquanto dialogam, comparando depois com pares cruzados.

Pensando em sua área de pesquisa e a importância de realizá-la em gêmeos idênticos, o Painel USP de gêmeos convidou o Julio para uma conversa, em parceria com a professora livre-docente do departamento de Psicologia da USP Ribeirão Preto, Patricia Ferreira Monticelli, para nos contar um pouco mais sobre suas experiências. A profa Patricia Monticelli tem como temas de pesquisa a bioacústica de mamíferos, roedores caviomorfos, ecologia de paisagens acústicas e etologia da conservação.


Além de nos contar melhor como foi e o que descobriu com suas pesquisas, Julio irá falar sobre os motivos e a importância de convidar pares de gêmeos para realizar a pesquisa, se é possível diferenciar gêmeos idênticos por meio da avaliação de suas medidas de tempo de fala, se a pesquisa muda em caso de gêmeos criados separadamente, além de nos contar sobre a área de pesquisa forense e de discriminação de falas.


Podemos garantir que será uma conversa muito rica e interessante. Com certeza você não vai querer perder!


Fique ligado nas nossas redes sociais que logo logo iremos postar as gravações da entrevista!


Para saber mais sobre a pesquisa do Julio, acesse: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0262800#sec006


Por enquanto, comentem aqui embaixo o que vocês gostariam de saber sobre essa área de pesquisa!

0 comentário