Pedralva

Pedralva é um município de Minas Gerais, fundada em 1882, tem população de aproximadamente 12.000 habitantes, com mais da metade na área rural e é conhecida como Cidade dos Gêmeos.

 

Pedralva tem índices de nascimentos gemelares acima da taxa nacional: segundo notícias, praticamente todas as famílias tem pelo menos um par de gêmeos, sendo um caso a cada 80 gestações. Desde 1940, a cidade registrou em torno de 300 nascimentos de gêmeos! Este valor, ultrapassa a média nacional de um gêmeo a cada 85 nascimentos. E, mais: a maioria dos gêmeos são fraternos e por lá são comuns as frutas gêmeas!

A viagem a Pedralva aconteceu com o objetivo de conhecer a cidade e a população e firmar uma parceria com a cidade dos Gêmeos. Por isso, para o Painel USP de Gêmeos seria muito interessante contribuir para o conhecimento da população pedralvense, em sua maioria gêmea, e realizar pesquisas científicas.

A nossa visita ocorreu durante o aniversário da cidade, no dia 7 de maio, e assim pudemos entrar em contato com sua cultura: participamos da festa e até desfilamos junto com as escolas!

Ficamos durante dois em Pedralva, e realizamos o piloto do que viria a ser alguns meses depois a nossa primeira pesquisa presencial. Na unidade básica de saúde da cidade, coletamos dados de medidas corporais, rastreamento do olhar, fotos, vídeos, gravação de voz, questionários, além do teste de DNA e o cadastro no Painel. Participaram de nossas pesquisas 12 pares de gêmeos!

A experiência foi inesquecível para o grupo! Até hoje, mantemos contato com a população pedralvense e sentimos saudades, muita vontade de voltar e visitar a cidade dos gêmeos.

Nossos mais sinceros agradecimentos pela receptividade e carinho de todos os envolvidos, que foram extremamente atenciosos e pacientes, tornando possível o início de uma importante pesquisa do grupo e de uma bela parceria!

Entre em contato:
(11) 3091-0022

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária - São Paulo - SP

Painel Usp de Gêmeos