Visita da profa. Meike Bartels

Meike Bartels é uma pesquisadora holandesa da Vrije Universiteit Amsterdam. Faz parte do grupo de pesquisa que gerencia o Netherlands Twin Register (NTR), fundado em 1987 e que possui, aproximadamente, mais de 25.000 gêmeos e múltiplos com mais de 18 anos e mais de 62.000 gêmeos e múltiplos menores de 18 anos, o que totaliza mais de 175.000 cadastrados.

Além do trabalho do grupo voltado ao cadastro de gêmeos, eles também realizam diversas pesquisas com este público, com o objetivo de investigar a predisposição genética de alguns traços. Um dos trabalhos do grupo é o de mapeamento de genes relacionados ao bem-estar.

Entre os principais estudos, destacamos a metanálise (Bartels, 2015 – Genetics of well-being and its components satisfaction with life, happiness, and quality of life: a review and meta-analysis of heritability studies), que encontrou resultados de herdabilidade, ou seja, a estimação da variação fenotípica que é fruto da variação genética, entre 17 e 56%, de modo que há um efeito genético na variação individual do bem-estar.

Bartels esteve conosco no Brasil em maio de 2018. Iniciou sua visita com o USP Lectures, intitulado “Happiness and well-being: individual differences and twin-based research”, cujo tema foi estudos com gêmeos (clique aqui para assistir) e bem-estar (clique aqui para assistir).

Nos dois dias seguintes, nos reunimos para discutir sobre formulário e banco de dados de cadastro de gêmeos, bem como sobre análise de dados de pesquisas gemelares. Destacamos a importância deste contato, em que pudemos compartilhar nossos trabalhos e aprender com a pesquisa do NTR. A parceria nos mostrou que nosso trabalho, pioneiro no Brasil, muito se assemelha ao observado no mundo, e que pode crescer e contribuir ainda mais com estes contatos.

Entre em contato:
(11) 3091-0022

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária - São Paulo - SP

Painel Usp de Gêmeos