IV Encontro de Gêmeos na USP

O IV Encontro de gêmeos foi realizado na tarde de 06 de dezembro de 2019, no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP. Organizado por nosso grupo de pesquisa, esta edição contou com uma programação diversificada e tradicional dos Encontros de Gêmeos do Painel USP de Gêmeos: palestras, roda de conversa, show e karaokê. Parte do evento foi gravado e pode ser conferido abaixo!

 

A abertura do evento foi realizada pela Professora Emma Otta. Em seguida, foram realizadas as palestras: a Professora Maria Livia Tourinho Moretto apresentou o projeto de atendimento clínico de gêmeos e pais de gêmeos, realizado no próprio Instituto de Psicologia da USP; a aluna de mestrado Eloísa De Souza Fernandes apresentou um panorama geral sobre o Painel USP de Gêmeos e seu cadastro; o aluno de doutorado Matheus Henrique Ferreira apresentou sua pesquisa sobre padrão de olhar nos gêmeos; a psicóloga Raquel de Oliveira Landenberger apresentou os resultados da sua pesquisa sobre

apego entre gêmeos adultos; e a aluna de doutorado Isabella França Ferreira apresentou os resultados de suas duas pesquisas - sobre relacionamento entre irmãos gêmeos na infância e sobre a separação de irmãos gêmeos na escola.

Após o intervalo, foi iniciada a roda de conversa com os gêmeos, conduzida pelosalunos Lucas Outeda Fernandes e Gustavo Cesar Crivello, ambos gêmeos. O tema da roda foi “gêmeos e escola”. Diversos gêmeos fizeram falas apontando as sutilezas do dia a dia e de suas vivências por terem um irmão gêmeo.

 

Então, tivemos a apresentação artística do evento: as gêmeas Helena e Beatriz Contrera Toro deram um show cantando e tocando piano! Entre as músicas que cantaram,não faltaram canções dos Beatles.​ No final do evento foi aberto o Karaokê, em que todos se divertiram cantando muito, inclusive a equipe organizadora do evento.

A equipe do Painel USP de Gêmeos agradece a presença de todos e esperamos vê-los novamente nos próximos Encontros!