Aconteceu: III Encontro de Gêmeos

O III Encontro de gêmeos foi realizado no dia 27 de outubro de 2018 das 14 às 18 horas, no Centro Cultural Butantã e organizado por nosso grupo de pesquisa, o Painel USP de Gêmeos, integrado por pesquisadores da Psicologia e áreas afins. Esta edição contou com uma programação cultural que envolvesse os gêmeos: tivemos a roda de conversa para gêmeos e múltiplos, a roda de conversa para mães e pais, brincadeiras para crianças, karaokê e shows.

A abertura do evento foi realizada pela Professora Emma Otta e pela aluna Eloísa De Souza Fernandes, explicando o avanço e a importância do Painel USP de Gêmeos enquanto contribuição no meio acadêmico e, também, aproximar a comunidade de gêmeos no Brasil, pouco difundida até então. Em seguida, tivemos falas da Professora Maria Livia Tourinho Moretto, da Professora Cintia Fridman e da Me Two, todas parceiras do Painel. Então, tivemos o show musical das Trigêmeas Caram, que são um sucesso no Youtube. Elas cantaram sucessos de artistas, como: Banda do Mar, Paralamas do Sucesso, Justin Bieber e o primeiro single delas, "Onde o amor se esconde".

Após o show, ocorreram as rodas de conversas com gêmeos/múltiplos e pais de gêmeos. A roda de pais de gêmeos foi organizada pelo grupo Me Two e o tema foi dividido em três pilares: sentimentos, dúvidas e aprendizados. Todos puderam compartilhar vivências e histórias. Entre as temáticas, tivemos: as dificuldades de terem filhos gêmeos, como é ser pai de gêmeos, questões sobre a separação dos irmãos gêmeos na escola, entre outros.

A roda de conversa para gêmeos e múltiplos foi organizada pelos alunos Gustavo Crivello e Lucas Outeda, após uma apresentação de todos os participantes, alguns temas de maior interesse pelos gêmeos foram abordados, tais como: A separação de gêmeos na escola, a importância de saberem sua zigosidade, se gostavam de se vestir parecidos na infância e na vida adulta, curiosidades relacionadas á gêmeos, entre outros.    

Ao final, as duas rodas de conversa se juntaram e tivemos uma enorme intensidade de trocas, com uma perspectiva familiar. Foi um momento muito especial e emocionante para gêmeos e pais. Ao longo de todo o evento, ocorreram diversas brincadeiras para as crianças, como pescaria, pintura com tinta, brincadeiras com corda e pintura de rosto. Pois é, no III Encontro de Gêmeos, as crianças deram trabalho em dobro (e até triplo)!

Os gêmeos e pais de gêmeos tiraram muitas fotos, trocaram contatos, criaram até um grupo para eles! No final do evento foi aberto o Karaokê, todos nos divertimos cantando muito. O grupo do Painel USP de Gêmeos agradece a presença de todos e esperamos vê-los novamente nos próximos Encontros. Estamos muito emocionados com o sucesso e importância do evento, e nos divertimos muito também!

Texto escrito por

E revisto por:

Lucas Outeda Fernandes

Eloísa de Souza Fernandes

Entre em contato:
(11) 3091-0022

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária - São Paulo - SP

Painel Usp de Gêmeos