III Encontro de Gêmeos na USP

 

O III Encontro de gêmeos foi realizado no dia 27 de outubro de 2018 das 14 às 18 horas, no Centro Cultural Butantã. Esta edição contou com uma programação cultural que envolvesse os gêmeos: tivemos a roda de conversa para gêmeos e múltiplos, a roda de conversa para mães e pais, brincadeiras para crianças, karaokê e shows.

A abertura do evento foi realizada pela Professora Emma Otta e pela aluna Eloísa De Souza Fernandes, explicando o avanço e a importância do Painel USP de Gêmeos enquanto contribuição no meio acadêmico e, também, aproximar a comunidade de gêmeos no Brasil, pouco difundida até então. Em seguida, tivemos falas da Professora Maria Livia Tourinho Moretto, da Professora Cintia Fridman e da Me Two, todas parceiras do Painel. Então, tivemos o show musical das Trigêmeas Caram, que são um sucesso no Youtube. Elas cantaram sucessos de artistas, como: Banda do Mar, Paralamas do Sucesso, Justin Bieber e o primeiro single delas, "Onde o amor se esconde".

Após o show, ocorreram as rodas de conversas com gêmeos/múltiplos e pais de gêmeos. A roda de pais de gêmeos foi organizada pelo grupo Me Two e o tema foi dividido em três pilares: sentimentos, dúvidas e aprendizados. Todos puderam compartilhar vivências e histórias. Entre as temáticas, tivemos: as dificuldades de terem filhos gêmeos, como é ser pai de gêmeos, questões sobre a separação dos irmãos gêmeos na escola, entre outros.

 

A roda de conversa para gêmeos e múltiplos foi organizada pelos alunos Gustavo Crivello e Lucas Outeda, após uma apresentação de todos os participantes, alguns temas de maior interesse pelos gêmeos foram abordados, tais como: A separação de gêmeos na escola, a importância de saberem sua zigosidade, se gostavam de se vestir parecidos na infância e na vida adulta, curiosidades relacionadas á gêmeos, entre outros.    

Ao final, as duas rodas de conversa se juntaram e tivemos uma enorme intensidade de trocas, com uma perspectiva familiar. Foi um momento muito especial e emocionante para gêmeos e pais. Ao longo de todo o evento, ocorreram diversas brincadeiras para as crianças, como pescaria, pintura com tinta, brincadeiras com corda e pintura de rosto. Pois é, no III Encontro de Gêmeos, as crianças deram trabalho em dobro (e até triplo)!

Os gêmeos e pais de gêmeos tiraram muitas fotos, trocaram contatos, criaram até um grupo para eles! No final do evento foi aberto o Karaokê, todos nos divertimos cantando muito. O grupo do Painel USP de Gêmeos agradece a presença de todos e esperamos vê-los novamente nos próximos Encontros. Estamos muito emocionados com o sucesso e importância do evento, e nos divertimos muito também!

Texto escrito por

19511110_1297170427047992_49733553630363

Lucas Outeda Fernandes

E revisto por

22519547_320866014989198_769653303193161

Eloísa de Souza Fernandes