Conheça Stephen Tayo, talentoso fotógrafo de gêmeos


Stephen Tayo é um talentoso fotógrafo de 24 anos, que vive em Lagos, na Nigéria. Graduou-se em filosofia na Universidade de Lagos, e hoje tem mais de 30 mil seguidores em seu Instagram. Suas fotografias criam uma narrativa visual sobre o cotidiano das pessoas. Ele tem um interesse especial em fotografar gêmeos.

Não é por acaso. Na cultura Yorubá, natural da Nigéria, gêmeos são reverenciados e extremamente comuns. Acredita-se que eles têm uma proteção sobrenatural que se estende para a sua família e para a tribo. Em virtude dos mitos que cercam os gêmeos, as pessoas tendem a tratar gêmeos como uma unidade, definindo seu valor para a tribo pela proximidade e intimidade emocional do par. Na mitologia Yorubá há até uma divindade especial para os gêmeos, Ìbejì:


Tayo procura captar, por meio da sua fotografia, a pressão de ser idêntico e o desejo por individualidade. Observa que os gêmeos fotografados por ele têm diferentes maneiras de se expressar, mas que é difícil diferenciar alguns deles. Ele quer compreender como é possível que duas pessoas sejam fisicamente semelhantes e se vistam de forma semelhante, mas tenham uma personalidade diferente.

Conheça mais sobre a fotografia de gêmeos de Stephen Tayo na reportagem da CNN intitulada "Stephen Tayo capta o vínculo sagrado dos gêmeos nigerianos" (Stephen Tayo captures the sacred kinship of Nigerian twins).


Texto: Emma Otta

Entre em contato:
(11) 3091-0022

paineluspgemeos@usp.br

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária

São Paulo - SP