Primeira Pesquisa Presencial

Neste ano, o Painel USP de Gêmeos iniciou uma série de pesquisas online: bem-estar e personalidade, histórias de gêmeos, relacionamentos familiares e especificamente entre irmãos, separação na escola, interesses profissionais (para saber mais, clique aqui). Além disso, realizou sua primeira pesquisa presencial, com 100 pares de gêmeos em menos de um mês!

Gêmeos são raros: 1% a população! E são importantes para a ciência, porque possuem um compartilhamento genético de 100% (MZ) ou 50% DZ e foram criados juntos ou separados, nos ajudando a compreender como e porque somos quem somos. Pesquisas com gêmeos podem contribuir em intervenções na saúde e bem-estar, visando sua melhoria.

Tendo isso em vista, a Primeira Pesquisa Presencial foi uma bateria de testes físicos, comportamentais e psicológicos. Coletamos dados de medidas físicas, rastreamento do olhar, vídeos, fotos, questionários, além do teste de DNA.

A pesquisa foi realizada, primeiramente, como um piloto na Cidade dos gêmeos, Pedralva – MG, no aniversário da cidade em maio de 2018. Em seguida, foi realizada no Laboratório de Etologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo entre junho e julho de 2018.

Para os pesquisadores do grupo, a coleta foi uma experiência riquíssima e que trouxe muitos dados para serem analisados. Aguardem novidades dos resultados!

Pretendemos, também, dar continuidade da pesquisa presencial em 2019. Quer participar? Faça seu cadastro e nos acompanhe nossas redes sociais!

Entre em contato:
(11) 3091-0022

Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Instituto de Psicologia, Cidade Universitária - São Paulo - SP

Painel Usp de Gêmeos